IMG-20150607-WA0029

Fungos – Unicelulares e Pluricelulares

No decorrer do ano letivo, os alunos do 7º ano conhecerão todas as classes de seres vivos. Esse bimestre estão finalizando o aprendizado sobre o “reino fungi”.
Para mostrar exemplos de fungos presentes no nosso cotidiano, como por exemplo na fabricação de pão e cerveja, a professora de ciências Mariana misturou um tablete de fermento biológico e açúcar. 

Ao fazer essa mistura, é desencadeado um processo químico, formando um líquido viscoso com cheiro azedo, esse cheiro é proveniente da própria fermentação, do gás liberado pelos fungos na sua alimentação. 

Só é possível visualizar esses fungos através do microscópio, os círculos são gases liberados pelos lêvedos, o maior que conseguimos ver e está ao centro, são os fungos. Os alunos esquematizaram no relatório o que foi observado na lâmina e responderam algumas questões. 

Além do fermento, os alunos manipularam cogumelos, cortando fatias bem finas observaram a estrutura por dentro do cogumelo que é chamada de hifa, que é responsável por captar os nutrientes do solo e distribui por todo o corpo do cogumelo, permitindo que este sobreviva.

Dentista-Sorriso281729

Sorriso Saudável

A Dra. Regiane Lima esteve com os alunos para passar dicas importantes para a higiene bucal. A palestra foi bastante didática, com vídeo educativo animado e a ajuda de um a amiguinho especial, um dragãozinho que ajudou na hora de aprender como escovar corretamente os dentes. 
Depois disso foi hora de saber se estavam escovando os dentes corretamente, com a ajuda de um produto, todos ficaram com os dentes na coloração roxa, destacando os pontos onde era importante dar mais atenção.
Ao final todos saíram do colégio com um lindo sorriso, além de um lindo kit contendo lápis, borracha (no formato de escova), sachês de creme dental e um guia para ajudar na escovação.

 

   

 

SistemaRespiratC3B3rio28629

Ventilação Pulmonar

Os alunos do 8º ano dividiram-se em grupos de trabalho e cada grupo montou um experimento para simular a ventilação pulmonar, a inspiração e expiração. 

A bexiga que está dentro da garrafa simula o pulmão e a bexiga inferior representa o diafragma. Quando este se contrai o pulmão se expande e o ar entra. Quando o diafragma relaxa, o pulmão volta a posição original e o ar sai.


Eles esquematizaram um pulmão e analisaram todas as estruturas que compõem o sistema respiratório.

TabuadadaMatemC3A1tica28129

Desafio Matemático

A tabuada de multiplicação nada mais é do que a soma de parcelas iguais. 

Para desafiar seus alunos do 3º ano, a professora Crislaine desenhou no chão um caracol com diversos espaços, o objetivo do jogo era fazer com que os alunos exercitassem um pouco suas mentes tentando acertar qual o resultado da multiplicação aleatória que ela perguntava.

Se o aluno acertasse a resposta, o aluno avançava uma casa, caso contrário permaneceria no mesmo espaço. Quem chegasse primeiro ao centro do caracol ganhava.

IMG-20150607-WA0019

Fosséis

Os alunos do 7º ano fizeram uma atividade para esquematizar a formação de um fóssil. Cada aluno trouxe uma folha natural e a professora Mariana forneceu uma concha para representar a matéria orgânica que seria fossilizada. Eles forraram o recipiente com argila, colocaram sua folha e concha sobre a argila, depois despejaram gesso diluído em água até cobrir bem o material. 
Os recipientes foram reservados em laboratório para o gesso secar e na aula seguinte os alunos irão desvendar os seus fósseis.

quem-tem-medo-de-monstro-fanny-jolyjean-noel-rochu-14060-MLB4311649688_052013-F

Quem tem medo de Monstros?

As crianças tem medo de muitas coisas, às vezes esses medos não passam de imaginação. A editora Scipione lançou uma coleção de livros chamada:”Quem tem medo de” que aborda diversos medos infantis que parecem universais. O livro “Quem tem medo de monstro?” conta o que aconteceu quando um garotinho viu um monstro dentro da casa de seu avô. 

Já o livro “Monstro amor”, conta a história  de um monstro peludo e de olhos esbugalhados num mundo tão cheio de coisinhas fofas e meigas, que sente-se solitário. Será que alguém o ama? 

Após a leitura dos dois livros, cada aluno do 2º ano pode desenhar seu próprio monstro.