Cadeia e teia alimentar

Alunos do 6º ano aprenderam sobre cadeia e teia alimentar. Cada grupo pesquisou sobre os seres vivos de um ecossistema local, como a Mata Atlântica, Manguezal ou Oceano Atlântico. Trouxeram para a aula seguinte, imagens dos seres vivos compondo uma cadeia alimentar real que existe nesses ecossistemas.

Cada aluno de seu grupo representou um ser vivo diferente e explicou para os demais colegas quem ele era e em que nível da cadeia alimentar ele se encontrava: poderia ser um produtor, consumidor ou decompositor. Os consumidores poderiam ser primários, secundários e assim por diante, dependendo do tamanho da cadeia alimentar.

A conclusão da atividade foi feita de forma prática com o jogo: presa e predador. Nessa brincadeira colocamos em prática a teia alimentar:

  • Misturamos todos os grupos e os alunos foram separados nos níveis: produtores, consumidores e decompositores.
  • No térreo da escola eles tiveram que ir atrás de suas presas.
  • Os produtores foram os únicos que ficam parados, pois representam as plantas e as algas.
  • Alunos indo atrás de suas presas e fugindo ao mesmo tempo de seus predadores

A brincadeira teve diversas rodadas para que todos pudessem vivenciar os diferentes níveis da teia alimentar