Dia de São Patrício

No dia 17 de março é comemorado o dia de “Saint Patrick”, data em que acredita-se que ele tenha morrido. Essa é uma festividade de origem irlandesa, estudada pelos alunos da 1.ª série do ensino médio durante a aula de inglês com a professora Lilian.

Sabe-se que São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e que foi sequestrado e viveu seis anos como escravo na Irlanda, após este período conseguiu escapar e foi para um mosteiro no sul da França para estudar sobre o cristianismo. Depois disso, voltou para a Irlanda com o intuito de cristianizar os pagãos da região. Tentaram prendê-lo novamente, mas ele sempre escapava, foi missionário na Irlanda por 30 anos.
Para facilitar sua explicação sobre a Santíssima Trindade, Patrick usava um trevo de três folhas e explicava ao povo que Deus é apenas um, mas ainda assim, constituído por três (Pai, Filho e Espírito Santo). Ficou famoso por suas explicações e por cristianizar grande parte da população. Ao morrer foi considerado o Padroeiro da Irlanda.
Devido ao grande número de irlandeses nos E.U.A., essa festividade foi levada para o país e hoje é comemorado seu dia com muito verde (cor da Irlanda). Em vários países falantes da Língua Inglesa também há a comemoração de Saint Patrick, devido às colonizações.


Nesse dia, as pessoas distribuem trevos, bandeiras verdes, usam roupas verdes, bebem bebidas verdes e até mesmo pintam rios e lagos de verde. Tudo em homenagem ao Santo Padroeiro.
Alguns atribuem a Saint Patrick a figura de um Leprechaun. Provavelmente essa crença venha da tradição Celta, muito forte na Irlanda.