8º ano livros site

Livros Paradidáticos – 8º ano

Lista de livros paradidáticos para os alunos do 8º ano:

8º ano 1º bimestre1º Bimestre:

Aquele Estranho Colega, o Meu Pai, de Moacyr Scliar.
Atual Editora. 64 páginas.
Coleção Entrelinhas.

Temas: Família, Corrupção, Arrependimento, Atitude.

Sinopse:
O pai de Pedro era vereador numa cidade pequena. Cassado por corrupção, ele é obrigado a mudar de Estado e começar vida nova. A contragosto, Pedro o acompanha, deixando os amigos e a namorada. Só que, aquilo que para o garoto parecia o inferno na terra – uma convivência forçada com o pai, com quem não se dava e de quem se afastara havia anos – se transforma num reencontro. De um lado, o pai, sinceramente arrependido e decidido a mudar; de outro, Pedro, que reconhece, ao final, que o pai lhe deixa uma bela lição sobre a arte de viver.


9788508154241

2º Bimestre:

A Casa das Palavras, de Mariana Colassanti.
Editora Ática. 104 páginas.
Coleção para Gostar de Ler.

Temas: Miséria, Descaso e Violência.

Sinopse:
Nestas 25 crônicas, as palavras provam sua força. Dispostas com esmero de quem quer extrair “o máximo do mínimo”, elas convidam ao encanto pela natureza que destruímos a cada dia. E tocam com coragem nas feridas da miséria, do descaso e da violência. Que com frequência tentamos ignorar.


8º ano 3º bimestre3º Bimestre:

Macunaíma, de Mário de Andrade.
Editora Ática. 88 páginas.
Coleção Clássicos Brasileiros em HQ.

Temas: Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Ética.

Sinopse:
Do fundo do mato-virgem, da inventiva imaginação de Mário de Andrade e dos estojos de pintura de Rodrigo Rosa nasceu o protagonista desta HQ. Macunaíma, criado originalmente pelo autor modernista, ganha agora novas formas e cores. Ao retratar um representante do caráter nacional, Mário de Andrade reuniu informações sobre folclore, lendas, mitos indígenas e causos populares para dar vida ao anti-herói desbocado, preguiçoso, luxurioso e mentiroso que intriga e diverte leitores desde 1928. Nesta adaptação do clássico Modernista, o tom bem-humorado e fantástico da obra original é mantido, e a narrativa fragmentada e veloz nos leva a viajar em busca da muiraquitã perdida e de traços da nossa identidade cultural.


8º ano 4º bimestre

4º Bimestre:

O Quinze, de Rachel de Queiroz.
Editora Ática. 88 páginas.
Coleção Clássicos Brasileiros em HQ.

Temas: Amor, crítica social, migrações, seca nordestina.

Sinopse:
Adaptação em HQ do romance de Rachel de Queiroz, cujo título é uma referência a 1915, ano de uma das maiores secas do Nordeste brasileiro. Três histórias se cruzam no sertão do Ceará, expondo o drama da seca numa dimensão mais humana e comovente.