Projeto Meditação (0)

Meditação

A professora de ciências Mariana Fekete conhece bem os benefícios da prática milenar da meditação e, sabendo das demandas e afazeres escolares que envolvem e sobrecarregam principalmente os alunos da 3ª série do Ensino Médio, sugeriu um projeto que contribuísse para:

  • Sensibilizar os alunos para a diversidade de culturas milenares;
  • Introduzir conceitos de meditação bem como sua origem e funções;
  • Trazer uma nova perspectiva para a vida escolar e pessoal de cada aluno através do controle da mente;
  • Criar possibilidades de um dia escolar mais sadio e prazeroso, e consequentemente um melhor rendimento nos estudos e avaliações e futuramente na escolha profissional e provas de vestibulares;
  • Envolver os alunos no meio científico e aprender as formas de se realizar um trabalho científico e alcançar bons resultados;
  • Envolver alunos de diferentes idades com o intuito de trocarem conhecimentos e habilidades, enriquecendo a vida pessoal e acadêmica de cada aluno.

Participar do projeto era algo voluntário aberto para os alunos do 8.º, 9.º e 3.ª série do Ensino Médio, sempre após as aulas matutinas. Também era livre a participação para aqueles que, das mesmas turmas, tinham interesse em participar da pesquisa científica, criando e aplicando os questionários antes e após o período de prática. No 2.º semestre, esse grupo fará a apresentação dos resultados durante a Feira de Ciências.

O projeto teve a duração de 21 dias, sendo bem recebido e tendo ótima participação de todos os alunos envolvidos.