Projeto de Pesquisa

Projeto de Pesquisa – Recursos Renováveis

O professor Alexandre coordenou o projeto de pesquisa cujo tema inicial “Recursos Renováveis” serviu de propulsor para o aprendizado de ciências pelos alunos do 4.º ano.

De agosto a dezembro, em todas as últimas quintas-feiras do mês, parte das manhãs eram utilizadas para o desenvolvimento do projeto.

A turma foi dividida em três equipes, que trabalharam juntas do início ao fim, concluindo todas as etapas de cada aula: exposição do tema; mapa conceitual; pesquisa na internet e biblioteca; resolução da situação-problema e a conclusão da pesquisa do dia.

O conteúdo tinha como base o material didático do aluno, ou seja, as apostilas do Sistema Ser. Com o projeto, eles aprenderam muito mais do que estava proposto, pois a curiosidade despertou o desejo de se aventurarem em novas descobertas, surgindo assim, diversos questionamentos que cada grupo procurava resolver. Ao final de cada aula, todos se reuniam para trocar ideias sobre o tema em questão.

As resoluções das situações-problema ocorreram em diferentes lugares dentro do colégio: horta, laboratório de microscopia, laboratório de anatomia e até mesmo na quadra.

O projeto foi enriquecedor e todos se sentiram maravilhados com o conhecimento que foram adquirindo nesse processo. Cada nova aula era aguardada com bastante ansiedade por parte dos alunos. Percebeu-se um ambiente colaborativo, um convívio tranquilo e respeito entre os integrantes de cada equipe.