Os alunos do 6° ano tiveram uma atividade interdisciplinar, por meio do livro “Quem tem boca vai ao Timor, uma aventura pelo mundo da língua portuguesa.”
Nas aulas da professora Carolinne, a turma leu a obra e trouxe informações pesquisadas previamente sobre um país cujo o idioma oficinal fosse a língua portuguesa, com exceção de Brasil e Portugal, para que assim cada um pudesse conhecer a diversidade cultural de outros países que falam o mesmo idioma.
Já nas aulas de geografia com a professora Lislaine, fizeram viagens para esses mesmos países através das ferramentas digitais e identificaram os aspectos naturais e sociais das paisagens dos mesmos países.
No livro temos os personagens Beto e Carminha, que são primos, mas moram muito longe um do outro – ele, no Brasil; ela, em Portugal. Ambos falam o mesmo idioma, mas vivem se provocando por conta das diferenças entre as variantes europeia e brasileira da Língua Portuguesa. Em uma emocionante viagem pelos países que falam português, esses dois lelés da cuca, ou giras, irão protagonizar uma narrativa bué da fixe, ou seja, muito legal! Os leitores se divertirão com as pistas e brincadeiras do livro, além de aprender um pouco mais sobre a lusofonia e o principal elemento que nos une a tantos outros países no mundo: o idioma português.
Comentários