Roda de Leitura “Amar: Verbo Intransitivo”

Para a turma do 9º ano, o livro paradidático lido neste bimestre foi um clássico escrito originalmente por Mário de Andrade em 1927,  “Amar: Verbo Intransitivo”.  Porém, a escolha do professor de língua portuguesa Flávio dos Santos foi ler a adaptação em quadrinhos escrita por Ivan Jaff e desenhada por Guazzelli.

Os alunos trabalharam em grupos para discutir o enredo e produzir uma sinopse e uma análise crítica da obra, destacando personagens e pontos principais.

“Elza é contratada pelo industrial paulista Felisberto para educar os filhos segundo os costumes europeus, com aulas de piano e de alemão. Mas o real interesse dele ao levar a governanta para casa é que Elza cuide da iniciação sexual de Carlos, o primogênito. Dividida entre as aulas de amor e o desejo de receber o provento prometido para voltar para a Alemanha e se casar, Elza conquista as crianças ao mesmo tempo em que causa estranheza em Laura, a mãe delas. Com seu comportamento austero, a governanta alemã revoluciona a rotina na casa dos Sousa Costa. Nesta adaptação, o clássico Amar, verbo intransitivo é recontado em quadrinhos, preservando o impacto original que a obra causou em 1927 quando foi publicada pela primeira vez. Além da temática polêmica, o livro quebrava com as regras da gramática vigentes.”