Volume e Densidade

A atividade que a professora Mariana realizou com a turma do 9º ano, teve como objetivo estudar a propriedade geral e específica das matérias.
A primeira parte da aula foi investigar o volume da borracha. Utilizando uma proveta com 80 ml de água, quando a borracha foi inserida na proveta, o volume de água aumentou. A diferença entre o volume inicial e final, representa o volume da borracha. Após isso, utilizando uma balança,  pesaram a borracha e assim, com esses dois dados, volume e massa, foi possível medir a densidade da borracha.

Repare a diferença do volume entre as duas fotos, depois que inseriu a borracha.
O segundo experimento, teve como objetivo estudar as diferente densidades existente entre diferentes matérias. Foi utilizando um Becker e dentro dele acrescentado água, óleo, espuma e por último a borracha. Com isso, os alunos puderam avaliar em ordem crescente qual era o mais e menos denso.

Adicionando óleo à água. 
Depois do óleo foi colocado espuma de almofada.
Em seguida, adicionou-se uma borracha, constatando-se ser ela mais densa.
Mostrando as 4 fases da mistura. 
Existe uma diferença de densidade: espuma < óleo < água < borracha
Com isso, os alunos puderam estudar que cada matéria tem uma densidade específica e que podemos classificar nesse caso como a borracha sendo mais densa.
O último experimento foi avaliar a propriedade geral de compressibilidade. Tampando o bico de uma seringa com o dedo indicador, empurramos o embolo para comprimir o ar que havia ali dentro. E depois, o mesmo procedimento foi feito com água dentro da seringa. O resultado foi que o ar pode ser muito mais comprimido do que a água, devido a organização de suas partículas.