4º ano nossa cidade

Nosso município e suas transformações

Através de alguns jornais, panfletos e cartões postais trazidos pela professora Viviane, os alunos do 4º ano identificaram e nomearam as transformações na paisagem de nosso município no decorrer de seus 51 anos de emancipação.


6º ano elementos

Os Elementos da Natureza – parte 1

Ao longo de 2018, os alunos do 6º ano estudarão todos os aspectos que envolvem os quatro elementos: água, terra, ar e fogo. Por esse motivo, a professora Mariana pediu para que cada um escolhesse um elemento com o qual mais se identificasse.

Depois de terem feito essa escolha, os alunos foram agrupados com colegas que escolheram o mesmo elemento. A tarefa seguinte era representar através de desenhos, em uma única folha, tudo o que o grupo pensa sobre o elemento escolhido, devendo conter a ideia de todos os componentes participantes.


9º ano livros site

Livros Paradidáticos – 9º ano

Lista de livros paradidáticos para os alunos do 9º ano:

9º ano 1º bimestre1º Bimestre:

Amar, Verbo Intransitivo, de Raul Pompeia.
Atual Editora. 104 páginas.
Coleção Clássicos Brasileiros em HQ.

Temas: Família, Corrupção, Arrependimento, Atitude.

Sinopse:
Elza é contratada pelo industrial paulista Felisberto para educar os filhos segundo os costumes europeus, com aulas de piano e de alemão. Mas o real interesse dele ao levar a governanta para casa é que Elza cuide da iniciação sexual de Carlos, o primogênito. Dividida entre as aulas de amor e o desejo de receber o provento prometido para voltar para a Alemanha e se casar, Elza conquista as crianças ao mesmo tempo em que causa estranheza em Laura, a mãe delas. Com seu comportamento austero, a governanta alemã revoluciona a rotina na casa dos Sousa Costa. Nesta adaptação, o clássico Amar, verbo intransitivo é recontado em quadrinhos, preservando o impacto original que a obra causou em 1927 quando foi publicada pela primeira vez. Além da temática polêmica, o livro quebrava com as regras da gramática vigentes.


9º ano 2º bimestre

 

2º Bimestre:

Redes de Abuso, de Tânia Alexandre Martinelli.
Editora Scipione. 104 páginas.

Temas: Comportamento, sexualidade, violência, informática, tecnologia, Ciências.

Sinopse:
Verônica é uma garota superantenada com o mundo em que vive e resolve criar um blog para denunciar injustiças e abusos contra as mulheres. Bárbara, sua melhor amiga, não tem computador e vive em seu próprio mundo. Jéssica é uma escritora de e-books de suspense que de repente se vê envolvida em uma história muito real. Essas três jovens mulheres têm muito que contar…*


9º ano 3º bimestre3º Bimestre:

Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
Editora Scipione. 80 páginas.
Coleção Reencontro Literatura.

Temas: Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Ética.

Sinopse:
Trata-se de uma adaptação do clássico de Camilo Castelo Branco, consagrado autor português do período romântico. Nesse livro, os protagonistas, Simão e Teresa, se amam perdidamente, mas suas famílias não aprovam a relação. Diante de sua recusa em casar-se com o fidalgo Baltazar, a jovem é trancafiada num convento pelo pai, para afastá-la de Simão. Este, por sua vez, é enviado para Lisboa. Apesar das desventuras e dos desencontros, os jovens insistem na força desse amor proibido, que culminará com suas mortes.


9º ano 4º bimestre

4º Bimestre:

Ataque do Comando P.Q., de Moacyr Scliar.
Editora Ática. 88 páginas.
Coleção Descobrindo os Clássicos.

Temas: Informática, literatura (Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma).

Sinopse:
A missão do jovem Caco, expert em informática, é encontrar o hacker que está invadindo os computadores da prefeitura. O sabotador se inspira em Triste fim de Policarpo Quaresma para projetar seus ataques.

8º ano livros site

Livros Paradidáticos – 8º ano

Lista de livros paradidáticos para os alunos do 8º ano:

8º ano 1º bimestre1º Bimestre:

Aquele Estranho Colega, o Meu Pai, de Moacyr Scliar.
Atual Editora. 64 páginas.
Coleção Entrelinhas.

Temas: Família, Corrupção, Arrependimento, Atitude.

Sinopse:
O pai de Pedro era vereador numa cidade pequena. Cassado por corrupção, ele é obrigado a mudar de Estado e começar vida nova. A contragosto, Pedro o acompanha, deixando os amigos e a namorada. Só que, aquilo que para o garoto parecia o inferno na terra – uma convivência forçada com o pai, com quem não se dava e de quem se afastara havia anos – se transforma num reencontro. De um lado, o pai, sinceramente arrependido e decidido a mudar; de outro, Pedro, que reconhece, ao final, que o pai lhe deixa uma bela lição sobre a arte de viver.


9788508154241

2º Bimestre:

A Casa das Palavras, de Mariana Colassanti.
Editora Ática. 104 páginas.
Coleção para Gostar de Ler.

Temas: Miséria, Descaso e Violência.

Sinopse:
Nestas 25 crônicas, as palavras provam sua força. Dispostas com esmero de quem quer extrair “o máximo do mínimo”, elas convidam ao encanto pela natureza que destruímos a cada dia. E tocam com coragem nas feridas da miséria, do descaso e da violência. Que com frequência tentamos ignorar.


8º ano 3º bimestre3º Bimestre:

Macunaíma, de Mário de Andrade.
Editora Ática. 88 páginas.
Coleção Clássicos Brasileiros em HQ.

Temas: Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Ética.

Sinopse:
Do fundo do mato-virgem, da inventiva imaginação de Mário de Andrade e dos estojos de pintura de Rodrigo Rosa nasceu o protagonista desta HQ. Macunaíma, criado originalmente pelo autor modernista, ganha agora novas formas e cores. Ao retratar um representante do caráter nacional, Mário de Andrade reuniu informações sobre folclore, lendas, mitos indígenas e causos populares para dar vida ao anti-herói desbocado, preguiçoso, luxurioso e mentiroso que intriga e diverte leitores desde 1928. Nesta adaptação do clássico Modernista, o tom bem-humorado e fantástico da obra original é mantido, e a narrativa fragmentada e veloz nos leva a viajar em busca da muiraquitã perdida e de traços da nossa identidade cultural.


8º ano 4º bimestre

4º Bimestre:

O Quinze, de Rachel de Queiroz.
Editora Ática. 88 páginas.
Coleção Clássicos Brasileiros em HQ.

Temas: Amor, crítica social, migrações, seca nordestina.

Sinopse:
Adaptação em HQ do romance de Rachel de Queiroz, cujo título é uma referência a 1915, ano de uma das maiores secas do Nordeste brasileiro. Três histórias se cruzam no sertão do Ceará, expondo o drama da seca numa dimensão mais humana e comovente.

7º ano livros site

Livros Paradidáticos – 7º ano

Lista de livros paradidáticos para os alunos do 7º ano:

7º ano 1º bimestre

 

1º Bimestre:

Redações Perigosas, de Telma Guimarães Castro Andrade.
Atual Editora. 88 páginas.

Temas: Ética, Saúde, Trabalho e Consumo.

Sinopse:
Rosemeire pede a seus alunos que escrevam redações sobre suas férias. Os textos, além de abordar importantes questões próprias do atual universo adolescente, revelam algumas informações “perigosas”.


7º ano 2º bimestre2º Bimestre:

Redações Perigosas II, a Fome, de Telma Guimarães Castro Andrade.
Editora Ática. 112 páginas.
Coleção Entrelinhas.

Temas: Ética, Saúde, Trabalho e Consumo.

Sinopse:
A vida da professora de História Rosemeire parecia estar entrando nos eixos: a nova rotina de aulas em um colégio particular, o concurso de redação sobre o tema “fome”, do qual seus alunos participam, o trabalho de leitura crítica para a editora que publicaria as redações vencedoras.
Mas, muitas vezes, a calmaria precede a tempestade, e o que parecia ser apenas um trabalho de correção de textos desencadeia uma série de descobertas que a lançam em investigações e situações perigosas. Leitura instigante, este livro possibilita a reflexão e o olhar crítico a respeito de questões contundentes, como a desigualdade social, a fome e a corrupção…


7º ano 3º bimestre

3º Bimestre:

Açúcar Amargo, de Luiz Puntel.
Editora Ática. 160 páginas.
Coleção Vaga-lume.

Temas: Desigualdade, Realidade Brasileira, Desigualdade Social.

Sinopse:
A vida dos boias-frias é de trabalho pesado… Mas a jovem Marta vai atrás de seus sonhos e não desiste de estudar e de se apaixonar. Aos poucos, ela entende que a luta social é necessária para obter seus direitos.

*


7º ano 4º bimestre

4º Bimestre:

O Vírus Desinformático, de Clive Gifford.
Editora Saraiva. 48 páginas.
Coleção Salve-se quem puder.

Temas: aventura, ciência e tecnologia.

Sinopse:
O barão Saul Dozso da K. Roça odeia tudo o que é moderno, principalmente as conquistas da ciência e da tecnologia. Em seu castelo, ele aperfeiçoa um “vírus desinformático”, com o qual pretende contaminar e exterminar todos os computadores do mundo. Felizmente, os Cientistas Loucos, liderados pelo professor G. Ninho, farão de tudo para impedi-lo.

6º ano livros site

Livros Paradidáticos – 6º ano

Lista de livros paradidáticos para os alunos do 6º ano:

6º ano 1º bimestre1º Bimestre:
O Segredo da Casa Amarela, de Giselda Laporta Nicolelis.
Atual Editora. 112 páginas. Coleção Entrelinhas.

Temas: Aventura.

Sinopse:
Em O segredo da casa amarela, Giselda Laporta Nicolelis com toda a sua experiência como escritora, reúne peripécias e perigos dignos das melhores histórias de espionagem e de detetives, ambientados numa vila de pessoas modestas e trabalhadoras. Para desvendar o que está acontecendo na casa amarela em frente ao campinho, onde nossos heróis costumam jogar bola, vale correr qualquer risco… É isso o que fazem Wanderlei, Zarolho, Camaleão, Jaime e Pedro, uma turma de garotos xeretas, espertos, muito amigos entre si e que, quando não estão trabalhando ou estudando, não dispensam uma boa aventura, repleta de emoção e mistério.


6º ano 2º bimestre

2º Bimestre:

O Forte dos Esqueletos, de Thomas C. Brezina.
Editora Ática. 112 páginas. Coleção A Turma dos Tigres.

Temas: Aventura, investigação.

Sinopse:
Os Tigres investigam estranhas luzes vindas de um antigo farol e acabam enfrentando vários perigos. Desvendar o mapa de um tesouro, entrar no túmulo de um pirata e andar por túneis submarinos são alguns dos desafios da turma.

*

*


6º ano 3º bimestre3º Bimestre:

Miguel e o Sexto Ano, de Lino de Albergaria.
Editora Ática. 72 páginas.
Coleção Jabuti.

Temas: Descoberta.

Sinopse
O sexto ano pode ser uma caixa de surpresas. Deixe que Miguel e sua turma se encarreguem de mostrá-lo a você!
Eis que chega o sexto ano! Acabaram-se os tempos das “tias”, que sempre faziam um afago nos alunos, mesmo nas broncas. Chega o momento de encarar uma tropa de professores, cada um com sua matéria.
É hora de encontrar uma turma totalmente nova, novos amigos, novas experiências…
A primeira semana de aulas parece interminável.
Sozinho na sala, sozinho no mundo. É o que sente Miguel, um garoto simpático e corajoso, que vai nos conduzir neste caminho de tropeços, acertos e descobertas.


6º ano 4º bimestre4º Bimestre:

De Sonhar Também se Vive, de Giselda Laporta Nicolelis.
Editora Saraiva. 88 páginas.

Temas: Ética, saúde, trabalho e consumo.

Sinopse:
Vítor foi abandonado logo que nasceu e mora em um abrigo junto com outras crianças. Seu maior sonho é ter uma família: um pai que goste de pipas e seja gentil, uma mãe carinhosa e dedicada, que não se importe com a doença que ele tem, e irmãos divertidos com quem ele possa brincar e compartilhar segredos. Ele também quer ter uma bicicleta, montar uma árvore de Natal, ser astronauta ou escritor, porque os sonhos são enormes; neles, cabe tudo.
Mas, nem sempre, na vida real, os sonhos se concretizam exatamente como foram imaginados. Vítor sabe disso, porém não pensa que podem sair ainda melhor, não podem? Ou sofrer alguns ajustes que a natureza humana não compreende, mas que ajudam a amadurecer, apurando a compreensão.
Nessa história delicada, Vítor vai aprender que de sonhar também se vive. E que, com os sonhos, também se aprende.


4º ano tabuada (16)

Corrida contra o tempo

Dispostos em duplas ou trios, os alunos do 4º ano participaram de um jogo de tabuada. A professora Viviane entregou uma cartela para cada par de colegas e tendo em mãos um cronometro, ela estipulou 30 segundos para que eles procurassem no emaranhado de fichas, o maior número de resultados referente a sua própria tabuada e organizassem corretamente na tabela, uma verdadeira corrida contra o tempo.

Parabéns à dupla vencedora!