IMG-20150311-WA0050

A água e a leitura

Geralmente quando falamos de trabalhar a leitura em sala de aula, a maior parte das pessoas já pensa em literatura infantil, nos contos de fadas e nas histórias cheias de ilustrações, próprias para o trabalho com as crianças do fundamental I. 
Entretanto, a experiência da leitura vai muito além dos livros nos quais chamamos de paradidáticos e deve ser inserido a partir de outros meios de comunicação. 
Com a turma do 2ª ano, a professora Viviane trabalhou o atual e importante tema “A economia de água no nosso cotidiano”, utilizando um jornal educativo bem próprio para o linguajar infantil – A Tribuninha.

 

IMG-20150309-WA0027

Fototropismo

Com as orientações da professora Mariana, os alunos do 7º ano fizeram uma experiência chamada de fototropismo, que é a reação das plantas à presença da luz solar. 

Utilizaram uma caixa de papelão e dois vasinhos com sementes de feijão já brotados. Colocaram então um vasinho na parte coberta da caixa e o outro na parte descoberta com acesso à luz. 
Depois de 4 dias eles viram que a planta que estava no escuro, na parte fechada da caixa, começou a crescer em direção à luz. Com isso ficou claro para os alunos que as plantas reagem a estímulos assim como os animais, porém de forma mais lenta. Nesse experimento as plantas reagiram à presença da luz, porque é essencial para sua sobrevivência.

Repare que a planta que está na parte coberta, 
se projeta para a parte descoberta, a procura da luz solar.

1                                         2

1. Planta exposta à luz solar cresce com caule ereto e firme.
2. Planta encoberta por causa da tampa da caixa, 
cresce com seu caule torto, por causa que procurou à luz solar.

IMG-20150307-WA0003

Jogo Vira Letras

Ainda trabalhando com texto instrucional, os alunos do 3º ano se divertiram brincando com o Jogo Vira Letras. 
Ao jogar o dado, o aluno virava a mesma quantidade de letras que o dado indicava. E precisava formar uma palavra com as letras que tinha tirado.

IMG-20150228-WA0039

Zoológico

No decorrer da aula de ciências, os alunos do 3º ano montaram com a orientação da professora, uma maquete de um zoológico, estudando a vida dos bichos que geralmente moram nesse ambiente.

IMG-20150228-WA0014

Jogo das Palavras

A professora de inglês propôs o jogo das palavras para que a turma do 2º ano aprendesse diversas palavras brincando, foi uma aula bem divertida.

IMG-20150228-WA0002

O que é um terrário?

Os alunos do 2º ano colocaram as mãos na terra, num recipiente acrescentaram pedras, terra e por último as plantas. Diariamente eles coletam pequenos bichos que colaboram com  o desenvolvimento dessas plantas e a manutenção da terra. 
Terrário é um recipiente aberto ou fechado, onde é cultivado algumas espécies de plantas, simulando o seu ambiente natural. 

Os alunos observam a mudança do ambiente, o trevo crescendo, as minhocas se escondendo na terra ou embaixo das pedras.

IMG-20150222-WA0040

Leitura e reescrita

Para se adquirir uma boa escrita, deve-se trabalhar muito a leitura. A turma do 4º ano fez uma atividade que deverá ser contínua, ler e reescrever.

Além de melhorar a leitura e a escrita a na língua portuguesa, outros itens são trabalhados como o desenvolvimento da criatividade, raciocínio e a oralidade, uma vez que cada aluno precisou apresentar a história do livro escolhido.

  
IMG-20150222-WA0010

Matemática – sólidos geométricos

Ensinar sólidos geométricos apenas utilizando papel não é tarefa das mais simples, afinal os alunos apenas olharão um desenho ou foto de cubos, paralelepípedos, esferas, cilindros…
No entretanto, isso muda quando os alunos tem a oportunidade de ter em mãos esses itens e visualizar cada lado. Foi o que aconteceu com a turma do 3º ano na aula de matemática.
“A matemática não é um livro fechado.” James J. Sylvester (1814-1897)