Investigando Plantas (19)

Investigando Plantas – Parte 1

Como primeira etapa de um trabalho de ciências, a turma do 7º ano investigou as plantas presentes dentro do colégio. Os alunos foram separados em grupos e tiveram que buscar na horta e nos canteiros na entrada da escola, um exemplo de cada grupo de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiosperma, fazendo as devidas anotações e registro fotográfico do exemplar, pois eles teriam que apresentar posteriormente.

As briófitas são plantas avasculares, ou seja, que não possuem vasos condutores de seiva. Elas crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores. Exemplo: musgos.

As pteridófitas são vasculares, tem vasos condutores de seiva, que levam rapidamente a água e os sais minerais extraídos do solo para as folhas e transportam para toda a planta as substâncias orgânicas produzidas nas folhas. Exemplo: samambaia.

As gimnospermas são vasculares, porém esse grupo na escala evolutiva começa a apresentar a produção de sementes, mas  não produzem frutos. São bem adaptadas aos climas frios ou temperados. Exemplo: pinheiro e araucária.

As angiospermas também são vasculares. Nesse grupo estão englobados as plantas com flores, sendo que as sementes se encontram dentro de frutosExemplo: arroz, trigo, feijão, as verduras e as plantas com frutas, que servem de alimento para o ser humano.