Como tratar a água?

O que é água potável? Como purificar a água para que seja possível sua utilização de forma saudável? Como a água chega até as casas e edifícios? Essas e outras perguntas foram respondidas durante aula de ciências do 4º ano, através de algumas experiências práticas:

A decantação é um processo que possibilita separar a água da terra. Deixando a mistura totalmente em repouso por cerca de dois dias, é possível observar o resultado.

 

A filtração é um processo diferente e que também possibilita separar a água da terra, os alunos utilizaram um filtro de papel.

 

Para entender melhor o funcionamento de um sistema de tratamento de água, nada melhor do que construir esse sistema. Para isso, os alunos utilizaram mangueirinhas de borracha de diversos comprimentos e garrafas plásticas. O garrafa que representava o reservatório da cidade foi posto num ponto mais baixo, em seguida num ponto mais alto, em ambas as possibilidades, o reservatório foi interligado com as mangueirinhas às demais garrafas, que representavam as casas.

Essas propostas exigiram a observação de fenômenos (no estudo da decantação e da filtração); a descrição de transformações (ao registrar os processos de decantação e filtração); a formulação e verificação de hipóteses (para descobrir a melhor posição para o reservatório de água). Além de desenvolver o empenho nas atividades em grupo e o respeito e a valorização de ideias dos colegas (ao discutir sobre qual o melhor método para separar misturas).