Multiplicação com Malha Quadriculada

Quando o tema é multiplicação de números naturais, alguns conceitos interessantes devem ser mencionados:

  • Soma de parcelas iguais – 2 x 5 por exemplo, somamos duas vezes o número cinco, 5 + 5 = 10. Já 6 x 10, somamos 10 + 10 + 10 +10 + 10 +10 = 60
  • Raciocínio combinatório – se uma pessoa tem 2 calças e 5 blusas. Ela pode se vestir de 10 formas diferentes. Para cada calça, terá 5 possibilidades de combinação, ou seja, 10 combinações diferentes.
  • Disposição retangular – em um teatro com 8 fileiras de 10 poltronas cada, teremos 80 assentos.

Esse conceito mencionado por último, disposição retangular, foi utilizado com a turma do 6º ano pelo professor Sidney. Foi solicitado que os alunos fizessem diversas exposições retangulares dentro da malha quadriculada, onde cada lado do quadrado tem 1 centímetro. Por exemplo:  5 cm x 4 cm, ou seja, 5 quadrados na horizontal e 4 quadrados na vertical, 5 x 4 = 20 quadrados. Os alunos liberaram a imaginação para fazer suas atividades.

6 ano… multiplicação com números inteiros usando malha quadriculada