9º ano propriedades gerais e especificas da materia (0)

Propriedades da matéria

Matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço, isto é, tudo o que tem volume e massa.

A matéria possui as seguintes propriedades  gerais: massa, extensão (volume), divisibilidade, impenetrabilidade, compressibilidade e é feita de átomos. As propriedades gerais da matéria são aquelas que estão
presentes em todos os corpos e podem ser iguais para todas as substâncias.

Já as propriedades específicas são aquelas que variam de uma substância para outra, ou seja, são aquelas que apresentam um valor característico para cada substância. As propriedades específicas da matéria ajudam o cientista a identificar determinado material. Substâncias diferentes podem ser bem parecidas à primeira vista — como é o caso da água e do álcool ou das porções de sal, açúcar e farinha, por exemplo. Nesses casos, os cientistas observam suas propriedades específicas, ou seja, o ponto de fusão e de ebulição do material; sua solubilidade…

Uma oportunidade de deixar o tema mais claro para os alunos do 9º ano foi a realização de três experimentos.

1º experimento – Os alunos mediram o volume cúbico de embalagens diversas com auxilio de uma régua e compararam com o volume registrado no produto.

2º experimento – Foi observada a densidade de diferentes matérias colocando-as juntas em um mesmo bécker. Foi adicionado óleo, água, pedra e esponja. Concluíram que em ordem crescente de densidade temos: a esponja, o óleo, a água e por último a pedra, sendo essa a mais densa de todas as matérias usadas nesse experimento.

3º experimento – Também foi trabalhado o conceito de volume e massa. Primeiramente foi obtida a massa da pedra com o auxilio de uma balança digital e em uma proveta com 50ml de água foi adicionada essa pedra. A diferença do volume inicial e o volume final corresponde ao volume da pedra utilizada. Com os valores de massa e volume da pedra, os alunos calcularam também a densidade dessa pedra.

Todos os grupos preencheram um relatório para cada experimento.