9º ano livros site

Livros Paradidáticos – 9º ano

Lista de livros paradidáticos para os alunos do 9º ano:

9º ano 1º bimestre1º Bimestre:

Amar, Verbo Intransitivo, de Raul Pompeia.
Atual Editora. 104 páginas.
Coleção Clássicos Brasileiros em HQ.

Temas: Família, Corrupção, Arrependimento, Atitude.

Sinopse:
Elza é contratada pelo industrial paulista Felisberto para educar os filhos segundo os costumes europeus, com aulas de piano e de alemão. Mas o real interesse dele ao levar a governanta para casa é que Elza cuide da iniciação sexual de Carlos, o primogênito. Dividida entre as aulas de amor e o desejo de receber o provento prometido para voltar para a Alemanha e se casar, Elza conquista as crianças ao mesmo tempo em que causa estranheza em Laura, a mãe delas. Com seu comportamento austero, a governanta alemã revoluciona a rotina na casa dos Sousa Costa. Nesta adaptação, o clássico Amar, verbo intransitivo é recontado em quadrinhos, preservando o impacto original que a obra causou em 1927 quando foi publicada pela primeira vez. Além da temática polêmica, o livro quebrava com as regras da gramática vigentes.


9º ano 2º bimestre

 

2º Bimestre:

Redes de Abuso, de Tânia Alexandre Martinelli.
Editora Scipione. 104 páginas.

Temas: Comportamento, sexualidade, violência, informática, tecnologia, Ciências.

Sinopse:
Verônica é uma garota superantenada com o mundo em que vive e resolve criar um blog para denunciar injustiças e abusos contra as mulheres. Bárbara, sua melhor amiga, não tem computador e vive em seu próprio mundo. Jéssica é uma escritora de e-books de suspense que de repente se vê envolvida em uma história muito real. Essas três jovens mulheres têm muito que contar…*


9º ano 3º bimestre3º Bimestre:

Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
Editora Scipione. 80 páginas.
Coleção Reencontro Literatura.

Temas: Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Ética.

Sinopse:
Trata-se de uma adaptação do clássico de Camilo Castelo Branco, consagrado autor português do período romântico. Nesse livro, os protagonistas, Simão e Teresa, se amam perdidamente, mas suas famílias não aprovam a relação. Diante de sua recusa em casar-se com o fidalgo Baltazar, a jovem é trancafiada num convento pelo pai, para afastá-la de Simão. Este, por sua vez, é enviado para Lisboa. Apesar das desventuras e dos desencontros, os jovens insistem na força desse amor proibido, que culminará com suas mortes.


9º ano 4º bimestre

4º Bimestre:

Ataque do Comando P.Q., de Moacyr Scliar.
Editora Ática. 88 páginas.
Coleção Descobrindo os Clássicos.

Temas: Informática, literatura (Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma).

Sinopse:
A missão do jovem Caco, expert em informática, é encontrar o hacker que está invadindo os computadores da prefeitura. O sabotador se inspira em Triste fim de Policarpo Quaresma para projetar seus ataques.